In Partnership with AOL

DMOZ: Open Directory Project

Nosso Contrato Social com a Comunidade Web

Netscape Communications Corporation hospeda e administra o Open Directory Project (ODP), e tem liberdade de ação sobre o conteúdo, o uso e a operação, como descrito nos Termos de Uso do ODP. O ODP é uma iniciativa inspirada no Código Aberto (Open Source), criado e mantido por uma vasta e global comunidade de editores voluntários. O que se segue é um contrato social que criamos para refletir o compromisso da Netscape com a comunidade web, mantendo o ODP como um recurso livre e aberto. Foi inspirado por, e derivado do, Contrato Social de Debian.

1. O Open Directory Permanecerá 100% Gratuito

Prometemos manter a distribuição dos dados do ODP e o processo de submissão para esses dados, totalmente gratuitos. Apoiaremos os usuários de nossos dados que optarem por adicionar conteúdos proprietários e geradores de receita, e outras funcionalidades não gratuitas que adicione valor, melhorando as versões do ODP que eles baixarem. Em contrapartida, os usuários dos dados concordam em nos atribuir de volta o uso nos termos da licença de uso livre.

2. Damos Retorno à Comunidade Web

Licenciamos nosso conteúdo como livre, com atribuição de retorno ao ODP. Faremos o diretório mais abrangente e amigável que for possível, visto que o conteúdo e o modo de classificação serão amplamente usados e distribuídos. Faremos de tudo para listar páginas web de uma maneira justa e imparcial, e para considerar todas as solicitações e sugestões de usuários para melhorias.

Faremos todo o esforço para criar um diretório abrangente e de alta qualidade. Faremos todo o esforço para avaliar todas as páginas submetidas ao diretório. Entretanto, não garantimos que todas as páginas submetidas serão listadas. Seremos altamente seletivos e criteriosos sobre os sites que adicionarmos, e como os organizaremos. Sites que nós normalmente não listamos estão delineados em nossa política de submissão e nas diretrizes de edição.

Protegeremos a propriedade intelectual do ODP contra violações. A Netscape detém os direitos de compilação do Open Directory, bem como das contribuições individuais. Entretanto, concedemos direitos de volta aos nossos editores pelas suas contribuições pessoais, sem exclusividade e livres de royalty, de tal forma que possam apresentar o material para a comunidade web em outros meios, caso assim desejem.

3. Não Escondemos Nossa Política Editorial Oficial

Manteremos todas as diretrizes oficiais de edição e as políticas do ODP sempre abertas ao público.

4. Promovemos um Convite Aberto de Adesão

Estendemos um convite aberto ao público em geral a participarem do ODP. Nossa comunidade é um grupo diversificado de especialistas em temas e entusiastas da web. Nossas categorias tentam expressar a profundidade e a amplitude do conhecimento humano. Aceitamos editores de todas as condições sociais e tentamos expor todos os pontos de vista. Manteremos nosso processo de candidatura aberto a qualquer pessoa interessada em aderir. Cada nova solicitação para se tornar editor será analisada por um membro da comunidade do ODP.

Nosso processo de candidatura é necessariamente seletivo devido ao nosso compromisso de construir uma fonte de dados de qualidade. Nem todas as candidaturas serão aceitas. Não endossamos fórmula alguma para a candidatura perfeita. Nossa intenção é aceitar candidaturas que mostrem conformidade com as regras, imparcialidade, objetividade, e que se enquadrem em nossas diretrizes de edição e códigos de conduta.

5. Encorajamos uma Comunidade Auto-Reguladora

Promovemos o crescimento de uma comunidade auto-reguladora governada pelos padrões determinados pela comunidade. Encorajamos a comunidade a regular-se a si mesma e a prover as verificações e balanços necessários para assegurar que seus membros sigam regulamentos de conduta e padrões editoriais mutuamente aceitos. Dependemos da honestidade e integridade dos editores voluntários para assegurar que o diretório seja de alta qualidade, amigável e livre de abusos.

6. Nossas Prioridades são Nossos Usuários de Dados e a Comunidade

Seremos guiados pelas necessidades de nossos usuários de dados e pela comunidade editorial do ODP. Colocaremos seus interesses em primeiro lugar em nossas prioridades. Permitimos que outros criem distribuições com valor agregado contendo dados do ODP e dados de outras fontes comerciais e não comerciais, sujeito aos termos da licença de uso livre, sem qualquer taxa de nossa parte.

7. Usuários que não se Enquadram na Licença de Uso Livre

Com o objetivo de que o ODP continue a prosperar como um recurso gratuito e aberto, é de capital importância que nossos usuários ajam de acordo com a nossa licença de uso livre. Não permitimos uso não autorizado de nossos dados, e requisitaremos aos usuários dos dados que coloquem os devidos créditos em seus sites, ou que removam os dados integralmente caso não desejem concordar. Consideramos o uso não autorizado uma infração legal da licença de uso livre e contrário aos propósitos do ODP como uma iniciativa inspirada no Código Aberto.