In Partnership with AOL Search

DMOZ: Open Directory Project

Tornando-se um Editor do ODP

O que um editor do ODP faz?

Os editores selecionam, avaliam, descrevem e classificam sites da Web. São responsáveis por analisar os novos sites submetidos às suas categorias, e por listar sites de acordo com as diretrizes editoriais prescritas. Editores ingressam no ODP candidatando-se a uma categoria que corresponda aos seus interesses. Geralmente, os novos editores iniciam em pequenas categorias, e então solicitam novas categorias na medida de seu progresso na edição.

Pelo fato do ODP ser uma comunidade que gerencia a si mesma, os editores fazem bem mais que simplesmente listar sites. Muitos editores ajudam a criar ferramentas de edição, e as compartilham com outros editores. Os editores experientes oferecem-se para orientar e aconselhar os mais novos. Alguns editores participam de vastos projetos dedicados a melhorar a qualidade geral do diretório e reduzir o número de sites ainda não revistos em categorias sem editores. Tudo isto contribui para fazer do ODP uma ocupação prazerosa e enriquecedora.

Como eu me torno um editor do ODP?

Para tornar-se um editor, você deve preencher um formulário. Vá para a categoria que lhe interessa e clique no link "tornar-se editor", localizado no topo da página.

Sua candidatura será avaliada por um dos editores sêniores da comunidade. Nós recebemos centenas de candidaturas e as examinamos individualmente. Não se preocupe, então, se vários dias se passarem até que receba uma resposta. Note que certas candidaturas podem ser recusadas e que não há qualquer garantia de aprovação.

Existem exigências para ser um editor?

Todos são bem-vindos a participar do ODP. Tudo o que é necessário é de um interesse ou de uma paixão, e de um computador. Embora não haja pré-requisitos específicos, procuramos pessoas com genuíno interesse em construir um diretório livre de favoritismos e de interesses comerciais. Imparcialidade e objetividade são importantíssimos, aqui. Aqueles que ainda acreditam que a web deve ser livre e acessível a todos, sem parcialidade, serão aqueles que mais apreciarão a experiência no ODP. Os editores em potencial devem demonstrar suas habilidades em descobrir sites úteis e de qualidade, atenção aos detalhes, um bom conhecimento da língua e facilidade de comunicação.

Há algum comprometimento mínimo de tempo para um editor?

Não existe exigência de tempo mínimo. Nós apreciamos qualquer tempo, por menor que seja, que você puder dedicar a desenvolver e melhorar o diretório. Com o fim de permitir que a comunidade prospere, as contas de editores sem atividade expiram após quatro meses. Isto permite que novos editores tenham a chance de assumir uma área ocupada por um editor inativo.

Se sua conta expirou, por favor use esse formulário para solicitar sua reativação.

Posso me candidatar a uma categoria que já tem um editor listado?

Sim. Muitas categorias tem mais de um editor.

Quais os conselhos para preencher o formulário de candidatura?

Não há uma fórmula mágica para preparar uma candidatura perfeita. Ela será analisada sob uma série de fatores únicos, relativos à categoria a qual se candidatou. Em geral, candidatos devem procurar escolher uma categoria pequena e ainda não desenvolvida, para iniciar. Candidatos que escolhem uma categoria muito importante são em geral convidados a restringir suas ambições a uma categoria de menor nível.

Nós consideramos a candidatura como uma indicação de como você irá editar. Uma candidatura bem pensada, bem escrita, isenta de linguagem promocional, tem uma chance bem maior de ser aceita que uma que seja repleta de erros de ortografia, linguagem de vendas ou opiniões subjetivas. Finalmente, seja honesto ao declarar suas afiliações com quaisquer sites da web. Os webmasters, proprietários, funcionários e amigos de um site são bem-vindos, mas devem ser francos sobre estas afiliações.

Posso ter mais de uma conta de editor?

Não. Os editores devem ter somente uma conta. A criação de múltiplas contas é considerado abuso e, quando descoberto, irá acarretar a remoção de todas.

Que tipo de compensação existe para os editores?

O ODP é uma organização não-comercial, estabelecida no espírito do movimento Open Source, que é a origem de numerosos e bem-sucedidos projetos de software criados por voluntários sem compensação. O ODP oferece a oportunidade para os internautas do mundo inteiro se unirem para construir um diretório livre e honesto para o benefício dos outros cidadãos da rede. Não há, então, compensações financeiras.

Um dos aspectos mais positivos do ODP reside justamente no fato de que é mantido por voluntários que altruisticamente devotam seu tempo e conhecimento para dar à comunidade de internautas uma ferramenta de qualidade. Editores editam por amor e prazer, no espírito de promover uma web livre e acessível a todos.