In Partnership with AOL Search

DMOZ: Open Directory Project

Subcategorias

Nesta seção:

Introdução

Sistemas de categorias hierárquicas como o ODP tradicionalmente são denominados sistemas de classificação. Taxonomia (ciência da classificação) e ontologia (trata do que é comum a todos e a cada um) são termos adicionais usados para descrever o trabalho de organização de categorias. O objetivo em desenvolver uma estrutura de categorias é criar um sistema que permita às pessoas encontrar facilmente o que procura.

O ODP segue um processo de revisão pelos pares, de modo que nenhum editor é dono de sua categoria. Mesmo que você seja o único editor de uma categoria, haverá outros editores que poderão editar e adicionar URLs em sua categoria, tais como editores de categorias pais, editores editall e meta, e membros do staff.

Os editores têm aprendido por experiência própria que a comunicação (por exemplo, por email, ou postando sugestões de mudanças no apropriado fórum de editores) é critica para um processo de edição bem sucedido. Quando você fizer mudanças em sua categoria, tais como criar subcategorias, ou mover sites entre categorias, você deve comunicar essas mudanças a outros editores antes de realizar essas mudanças. Mesmo que você seja o único editor de uma categoria, você deve comunicar as alterações pretendidas aos editores da categoria acima da sua.

Criando Subcategorias

Geralmente, subcategorias podem ser úteis quando o número de links passa de 20, mas a criação de subcategorias quando há menos que 20 links geralmente cria obstáculos para que os usuários encontrem a informação desejada. Uma vez que uma categoria tenha 20 ou mais links, os editores podem ver grupos de links que podem ser facilmente organizados por sub-tópicos.

Se você edita fora da ramificação Regional, você deve categorizar e organizar os sites por tópico, sempre que possível. Quando você tiver esgotado todos os possíveis modos de organizar sites por tópico, você pode organizar por área geográfica ou utilizando uma barra alfabética, o que às vezes é apropriado. Geralmente, a organização de sites dentro de barras alfabéticas deve ser feita como último recurso.

Alternativamente, você pode decidir manter todos os seus sites em uma categoria. Por exemplo, a categoria Business: Transportation_and_Logistics: Trucking: Truck_Sales: Used contém mais de 50 links para sites que vendem caminhões usados. É difícil quebrar essa categoria em subdivisões baseadas no tipo do produto, já que todos os sites parecem oferecer os mesmos, ou muito similares, produtos e serviços.

Se você estiver listado como o editor de uma categoria você pode automaticamente editar quaisquer subcategorias ou sub-subcategorias abaixo dela, como um "editor pai". Você não precisa se autonomear como editor das subcategorias que você criar, e é recomendado que você não faça isso, a menos que seja uma categoria "de estimação", ou de especial interesse seu, em que você pretenda despender um tempo generoso e atenção em construir, ou se estiver agindo como parte de uma reorganização planejada que vá levar a mover a subcategoria para outro lugar, e você deseja continuar realizando a manutenção da categoria após ser movida. Deixar categorias pequenas sem editores serve como atração para que novos editores juntem-se ao ODP, e para que editores atuais aventurem-se em novas áreas. Em casos extremos, editores podem receber uma solicitação para desistirem de editar listas enormes de categorias que eles têm acesso de edição, por serem editores de categorias superiores.

Escolhendo Nomes para as Subcategorias

O ODP atualmente não usa um determinado thesaurus (glossário de termos que cobre de forma extensiva um ramo específico de conhecimento) para associar nomes de sucategorias. É sugerido, contudo, que você utilize a lista de Termos preferidos onde for possível. Porém, as diretrizes adiante podem ser úteis para associar nomes que vão assegurar consistência através do ODP e prevenir a duplicação de categorias.

Nota:: Editores do Regional desenvolveram sua própria lista de subcategorias temáticas prescritas e recomendadas para serem usadas em locais geográficos somente no ramo Regional. Por favor, veja as Diretrizes do Regional para mais informações.

Categorias Duplicadas e Relacionadas

Um editor eficaz pesquisará e/ou navegará no ODP em áreas dentro e fora de sua categoria superior, para procurar por áreas de duplicação potencial. Questões que os editores têm considerado útil verificar, incluem: a minha subcategoria é multi-disciplinar, e se sim, em que outras áreas os temas da minha subcategoria podem ser classificados? Se há uma subcategoria em outra área no ODP que seja similar à minha subcategoria, deveria eu criar um link de categoria relacionada? Deveria criar um @link? (Veja também @Links)

Nomes de Subcategorias por Tópicos x Nomes de Subcategorias pela Forma

Características de Nomes Úteis para Subcategorias

Nomes úteis para subcategorias

Diretórios e Sites de Recursos

Muitas categorias no ODP foram criadas para listar sites que são web-diretórios ou que contenham conteúdo cobrindo uma área particular de um assunto. Os termos sites de recursos e diretórios são usados, às vezes, como sinônimos. Contudo, eles devem ser utilizados para classificar dois tipos de sites que são completamente diferentes. A seguir, tem-se como o ODP define o escopo das categorias Diretórios e Sites de Recursos.

Diretórios

Utilizado para classificar sites que contenham listas alfabéticas ou classificadas de sites de conteúdo cobrindo uma área temática específica.

Sites de recursos

Utilizado para classificar sites cujo propósito seja fornecer uma visão abrangente de uma área temática específica. Sites de recursos tipicamente incluem informações gerais sobre um tópico, e provê diretórios, FAQs, chats e fóruns, publicações, etc. A maioria dos sites de recursos deverá ser listada na categoria temática principal. Se a categoria principal ficar muito grande, os sites podem ser colocados numa subcategoria chamada Recursos.

Mudando o Nome e a Localização de uma Subcategoria

Somente editores com permissão do tipo catmv (mover categoria) podem renomear e mover categorias. Mudanças simples, como de erros de digitação e aquelas que trazem nomes de categorias de acordo com os modelos e as diretrizes da categoria, podem ser solicitadas postando-se no tópico "Renomear/Mover/Eliminar/Organizar_Categorias", no fórum World:Português.

Alterações complexas, como aquelas que afetam a hierarquia e a ontologia, devem ser discutidas e aprovadas pela comunidade de editores. Siga essas dicas e conselhos quando for reorganizar a hierarquia de categorias: Reorganizando Categorias.

Não faça mudanças de categorias manualmente, criando uma nova categoria, movendo sites da categoria antiga para a nova, e apagando a antiga. O ODP perde logs (registros de movimentações e alterações das categorias) valiosos, e a integridade de navegação entre categorias, quando isso acontece. Um "catmv" realizado por um editor com as permissões apropriadas é o meio mais eficiente de mover grande quantidade de links. Editores que forem pegos movendo categorias manualmente (catmvs manuais) podem vir a ter suas permissões de edição anuladas. Para mais informações, veja Os Perigos da Movimentação Manual de Categorias (catmv).

Subcategorias Regionais

O ramo Regional do ODP é o lugar adequado para se listar sites com foco em uma região geográfica específica. Em geral, os ramos temáticos do ODP contêm sites que não têm um foco geográfico em particular e/ou sites que são de interesse global. Se você estiver interessado na produção de um diretório com conteúdos regionais e locais, então você deve considerar a possibilidade de se tornar um editor no ramo Regional. Um site de conteúdo local é o que cobre uma área limitada, geralmente dentro de um estado, província ou outra área administrativa equivalente de um país (por exemplo, localidades, áreas metropolitanas, condados, regiões). Editores podem criar subcategorias regionais quando nenhum outro tipo de organização der certo. Por favor, leia o FAQ - Criando e Mantendo Subcategorias Regionais sob Categorias Temáticas para instruções mais detalhadas.