In Partnership with AOL

DMOZ: Open Directory Project

Diretrizes sobre Estilo Editorial

O propósito destas diretrizes é aconselhar os editores sobre a adequada tomada de decisão e bom julgamento editorial. Os usuários finais deverão estar aptos a determinar a relevância de um site sem ter de visitar esse site. Então, as anotações do diretório, isto é, os títulos e as descrições, deverão descrever objetivamente o tema e/ou o conteúdo de um site. Os principais objetivos destas diretrizes de estilo sâo:

Você deverá se adaptar a vários estilos individuais, e evitar adotar um ponto de vista rígido e intolerante sobre estas diretrizes, não sendo excessivamente crítico e detalhista sobre formatos de URLs, títulos e descrições. Os editores deverão ter em mente que embora a qualidade de títulos e descrições seja importante, a qualidade dos links, por si mesmos, é mais importante para a qualidade geral e a utilidade do ODP.

Capturando a URL correta

Títulos

O título deverá identificar o site, não descrevê-lo. Deverá tanto ser informativo como conciso.

Os bons títulos:

Incorreto: curtindoavida.com.br Correto: Curtindo a Vida

Incorreto: Saiba como Curtir a Vida Correto: Curtindo a Vida

Incorreto: Curtindo A Vida Correto: Curtindo a Vida

Incorreto: CURTINDO A VIDA Correto: Curtindo a Vida

Incorreto: Curtindo a Vida!!! Correto: Curtindo a Vida

Incorreto: Curtindo a Vida, Viagens, Turismo, Atrações, Hospedagem Correto: Curtindo a Vida

Incorreto: Curtindo a Vida, o Seu Site de Turismo na Internet Correto: Curtindo a Vida

Incorreto: Universidade Federal de Minas Gerais Correto: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Incorreto: UFMG Correto: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Ver mais exemplos de títulos, em inglês, em "Title Examples"

Descrições

A descrição dá informações específicas sobre o conteúdo e/ou o tema do site. Ela deverá ser informativa e concisa, normalmente não maior que uma ou duas linhas. A fórmula básica para uma boa descrição é Descrição = Tema + Conteúdo.

Em alguns casos, o conteúdo de todos os sites em uma categoria será o mesmo. Por exemplo, sites sobre empresas ou organizações terão, todas, informações similares, tais como "Quem somos", seções de produtos e serviços, etc. Nesses casos, é correto simplesmente descrever o que a companhia faz, focalizando seus produtos, serviços e especializações, isto é, seu tema.

Boas descrições:

  1. São concisas, informativas e objetivas, levando o usuário final a conhecer o que eles irão encontrar quando visitarem o site.
    • Destacam os temas e os conteúdos do site, possibilitando que o usuário determine apropriadamente sua relevância.
    • Incluem termos relevantes e específicos, facilitando a determinação da relevância do site para a consulta do usuário final.
  2. Usam sentenças lógicas ou frases estruturadas, com pontuação e maiúsculas em locais apropriados, de modo a permitir que os usuários façam uma leitura fácil das inclusões no diretório.
    • Iniciam-se com letra maiúscula e terminam com um ponto final.
    • Usam pronomes de terceira pessoa sempre que possível, e evitam pronomes de primeira e de segunda pessoas (exemplos: "você", "vós", "nós", "nos", "nosso", "eu", "me", "meu"), pois eles são muito subjetivos.
    • São conferidas para prevenir erros ortográficos, se possível utilizando alguma ferramenta de correção ortográfica.
    • Não utilizam acrônimos e abreviaturas, a não ser que elas sejam comumente entendidas por potenciais usuários da categoria.
  3. Ao serem lidas, não se assemelham a anúncios, argumentações de vendas, opiniões ou análises editoriais. O ODP não faz propaganda nem analisa websites.
    • Evitam superlativos comumente utilizados em anúncios, tais como "melhor", "mais", "maior", "mais barato".
    • Não usam pontuação enfática (exemplo: "!!!" ), todas as letras maiúsculas para indicar ênfase, o sinal gráfico "&", ou reticências ( "..." ).
    • Não apresentam a opinião pessoal do editor sobre qualquer aspecto do website.
  4. Não incluem excessiva e desnecessária repetição de palavras-chave e outras informações supérfluas.
    • Não repetem por inteiro o título do site.
    • Não repetem o nome da categoria, palavras-chave, frases, ou fazem uso excessivo de adjetivos.
    • Não usam datas específicas, preços, números que variam com o tempo, ou informações similares que estão sujeitas a mudança.
    • Não contêm expressões desnecessárias, tais como "Esse site é...", "O site inclui...", ou expressões genericas, tais como "etc.", "e mais" ou "e muito mais".
    • Não incluem endereços ou emails, referências de endereços, números de fax ou telefone, instruções para uso de sistemas de resposta automática, horário de operação, custos, ou outras URLs.
  5. Não fazem referência a conteúdo obtido ilegalmente, tais como versões piratas de programas e de músicas.
  6. Podem incluir pequenas citações obtidas de um site, tais como uma breve citação obtida em um site sobre uma página ou sobre uma área de conhecimento similar, se uma redação adequada se mostrar muito difícil.

Campo de Nota ODP

Esse campo está disponível para um editor comunicar informações pertinentes sobre um website aos outros editores.

Exemplos de alguns tipos de comentários apropriados para esse campo são:

Quando adicionando, apagando, e movendo sites, ou mudando uma URL listada, notas automáticas documentam a ação. Você deve, contudo, mencionar as razões que motivaram suas ações, para que elas fiquem claras para outros editores que venham a editar a URL. Uma justificativa sempre deve ser dada quando apagando um site.

Bookmarklets foram criadas para a criação automática de tipos comuns de notas de editor (em inglês).

Campo de Data em Formato Curto

O campo de data em formato curto pode ser utilizado para datar publicações da mídia, tais como artigos e retrospectos, ou para eventos em períodos limitados, tais como conferências. Sites listados com uma data são ordenados por essas datas, não por ordem alfabética. Eles são colocados em conjunto na parte de baixo da página, abaixo das inclusões que não têm uma data. Um site com uma data não pode ser marcado como muito interessante (cool site).

A data de revisão de sites que são regularmente atualizados não será refletida no campo de data, visto que a data de revisão está sujeita a mudar.

O campo de data não é para o lançamento da data de inclusão do site no ODP, nem para qualquer tipo de controle da ordem em que os sites serão mostrados na categoria.

Sites Muito Interessantes (Cool Sites)

Um site que se distingue entre os outros em sua categoria pode ser marcado como "site muito interessante" (cool site). Um site "muito interessante" deve ser o site mais definitivo, completo e rico de conteúdo em seu tema. O site deve, também, ter um design usável (os usuários devem poder ler facilmente o conteúdo) e navegação intuitiva (os links devem funcionar e serem achados facilmente). Idealmente, desde que o site muito interessante é o melhor em sua categoria, haverá somente um. Contudo, dois sites muito interessantes pode ser apropriado em alguns casos.

Os editores não podem marcar como muito interessante seus próprios sites, ou quaisquer sites com os quais sejam afiliados, incluindo afiliações de negócios ou pessoais. Marcar sites afiliados como muito interessantes contraria a política do ODP e a missão de produzir um recurso íntegro e objetivo para os usuários finais. Também é contrário a essa política solicitar a um outro editor que marque como muito interessante um site com o qual você seja afiliado. Fazer mal uso da marcação de sites como muito interessantes pode resultar na remoção de seus privilégios de edição. Por favor, veja a seção sobre Conflitos de Interesses para esclarecimentos adicionais.

Nota: por favor, utilize a distinção como site muito interessante, em vez de criar categorias denominadas "Seleções do Editor".

Leia mais informações sobre marcação de sites como muito interessantes.