In Partnership with AOL Search

DMOZ: Open Directory Project

Recursos para Categorias

Nesta seção:

Barras Alfabéticas

Use barras alfabéticas para organizar as categorias como um último recurso. Em geral, os editores devem usá-las muito pouco porque elas não facilitam a navegação para os usuários finais. Exemplos de quando barras alfabéticas podem ser úteis incluem conjuntos de centenas de URLs ou @links que não podem ser facilmente subcategorizados, tais como nomes de artistas e de autores. Os editores freqüentemente consideram útil consultar os demais editores para determinar se uma barra alfabética seria a melhor escolha para subcategorização.

Para criar uma barra alfabética, clique no link "Criar uma barra alfabética (alphabar)" na página de edição de categoria. Essa ferramenta guiará você durante o processo de criação da barra alfabética e de colocação de sites dentro da letra correta.

Prioridade de Ordenação

Subcategorias e @links podem ser agrupados em 2 ou 3 conjuntos. Linhas horizontais separam esses agrupamentos. Cada grupo é separado por uma linha horizontal.

Usando Prioridade de Ordenação

A prioridade de ordenação deve ser utilizada para agrupar categorias similares de um modo lógico e intuitivo. A prioridade de ordenação pode ser usada como uma alternativa para a criação de uma camada adicional de subcategorias. A prioridade de ordenação é apropriada para listar as subcategorias mais populares ou mais freqüentemente visitadas perto do topo da tela. Ela é utilizada, também, para separar dois aspectos diferentes de uma categoria. A prioridade de ordenação normalmente não é útil em uma categoria que não tenha muitas subcategorias, porque separá-las dentro de dois ou três grupos realmente não mudará a aparência da categoria. Tenha em mente o usuário final quando ordenando categorias, pois essa ferramenta é destinada a auxiliar o usuário final na pesquisa e navegação do Diretório.

Definindo a Prioridade de Ordenação

Se outros editam sua categoria, assegure-se de que tenha discutido sua proposta de prioridade de ordenação com eles, antes de executar a prioridade de ordenação.

Para definir a prioridade de ordenação para sua categoria, clique no link "Definir prioridades de ordenação de subcategorias" na página de edição da categoria. Use os botões junto aos nomes de subcategorias para especificar como as subcategorias deverão ser ordenadas.

@Links

Conhecidos também como symlinks, os @links apontam para categorias que poderiam ser subcategorias da categoria corrente. Os symlinks são distinguidos pelo sinal @ no final do nome da categoria. Podem haver muitos @links em uma única categoria. Os @links estão misturados com as subcategorias. Uma nova subcategoria que possa duplicar o conteúdo de uma categoria já existente, deverá incluir um @link para aquela categoria. A existência de mais de uma categoria com o mesmo conteúdo significa mais trabalho para os editores e um diretório menos útil para os usuários.

Exemplo: World/Português/Artes/Mágica@ - Esse @link encaminha o usuário para World: Português: Artes: Cênicas: Mágica. A categoria Mágica@, então, nesse exemplo, está linkada para Artes/Cênicas/Mágica e a subcategoria Mágica tem um @link em World: Português: Artes.

Criando @Links

Para adicionar um @link em uma categoria, vá para a página de edição dessa categoria e clique no link "[Adicionar @link]", no fim da lista de subcategorias. Use barras ("/") para separar as categorias no caminho para a categoria que você deseja linkar, e substitua qualquer espaço no nome da categoria por um sinal de sublinhado ("_"). Em sua página de edição, um @link para uma categoria que você não tenha privilégios de edição aparecerá em preto, pois você não pode editar nessa categoria.

Dica de Edição: Você pode copiar o título da categoria, na página de edição da categoria, tal como em "Início: World: Português: Informática: Internet: Sites de Busca: Diretórios", ou em "Base do Editor: World: Português: Informática: Internet: Sites de Busca: Diretórios", a partir da palavra "World", e colar esse título dentro do campo "Categoria" no formulário. A maioria dos sistemas utilizam os comandos "ctrl-c" para copiar e "ctrl-v" para colar. O programa do formulário substitui automaticamente dois pontos com espaço por barra à direita, e espaço por sublinhado. Esse procedimento é mais rápido e evita erros. Lembre-se de não copiar o termo "Início:" ou o termo "Base do Editor", pois o sistema não reconhecerá a sentença da categoria se um desses termos for incluído. Essa dica é válida para a maioria das funções que utilizam título de categoria.

Excluindo @Links

O botão "[excluir @link]" próximo a um @link na página de edição de uma categoria não é uma instrução direta para a exclusão de um @link, mas um encaminhamento ao formulário apropriado. Se você acidentalmente clicar no botão "[excluir @link]", ou se você mudar de idéia quanto à exclusão do @link, o mais seguro é você clicar no botão "Voltar" de seu navegador, em vez de clicar no botão "Cancelar" do formulário. Clicando no botão "Voltar" do navegador, a solicitação de exclusão será ignorada.

Categorias Relacionadas

Links de categorias relacionadas apontam para categorias de tópicos relacionados, em outras áreas do ODP. Para cada subcategoria existirão somente algumas categorias relacionadas. Freqüentemente, um link recíproco entre duas categorias será feito com um @link em uma direção e uma categoria relacionada na outra.

Criando Categorias Relacionadas

Para criar um ou mais links de categoria relacionada vá para a sua página de edição de categoria e clique [Adicionar/Remover categorias relacionadas (relcats) do Open Directory] e entre com os nomes das categorias relacionadas.

Nota: quando você não tiver privilégios de edição em uma categoria em que você julgue que um @link ou um link de categoria relacionada seja útil, você pode solicitar a inclusão desse link no fórum apropriado, que a providência será tomada pelos editores meta e editall. No fórum existe um tópico apropriado para esses tipos de solicitações. O tópico é normalmente intitulado "Renomear/Mover/Eliminar/Organizar Categorias". Não inclua @links ou links de categoria relacionada que apontem para as suas bookmarks de editor. As bookmarks de editor são espaços pessoais, e não se destinam ao público.

Fundamentos de Categorias

O item 3 da página de edição de categoria "Editar os fundamentos da categoria" permite que você adicione uma descrição da categoria, orientações para submissão, e diretrizes de edição específicas para a categoria.

A seção Descrição da categoria é para que os editores e os usuários da web saibam mais sobre o tópico, o escopo e os propósitos da categoria. Você pode ler a descrição da categoria clicando no link "Descrição" no canto superior direito da página publica da categoria.

Bons fundamentos de categoria ...

A seção de Orientações para submissão é para as pessoas que submeterão sites na categoria. Essa seção pode ser vista quando alguém clica no link "sugerir site" ou no link "Descrição", na página da categoria. Boas orientações para submissão incluem todos os aspectos de uma boa descrição de categoria, enriquecendo-a:

A seção Diretrizes para edições na categoria é somente para os editores. Se você está adicionando diretrizes para edições na categoria, os outros editores da categoria devem concordar com elas, antes de você postá-las na seção.

As Diretrizes do ODP se aplicam a cada ramo e a cada categoria do diretório. Editores de alguns ramos de nível superior do ODP têm criado seus próprios conjuntos de diretrizes que se destinam a complementar as diretrizes gerais utilizadas em todo o diretório. As diretrizes para edições em uma categoria fornecem instruções para manusear unicamente a taxonomia e a ontologia relevantes para a área temática da categoria. Por favor, note que as diretrizes específicas para edições na categoria nunca deverão contradizer qualquer coisa das diretrizes gerais, e coisa alguma nessas diretrizes específicas de categoria pode exceder o que está nas Diretrizes do ODP. Uma coleção de links de diretrizes específicas para categorias e de FAQs é mantida em Computers: Internet: Searching: Directories: Open_Directory_Project: Policies_and_Procedures: Editing_Guidelines.

FAQs de Categorias

Uma FAQ de categoria é um modo de você fornecer informações aos usuários e aos editores em um formato de perguntas e respostas. Uma FAQ de categoria deverá conter informações sobre a categoria, e fornecer respostas a questões relativas ao escopo e ao conteúdo. As mesmas diretrizes para a criação de bons fundamentos de categoria se aplicam à criação de uma boa FAQ.

O staff do ODP pode alterar os fundamentos e as FAQs de categorias ao seu inteiro critério, particularmente aqueles que possam violar as diretrizes oficiais de edição e de submissão.