In Partnership with AOL

DMOZ: Open Directory Project

Visão Geral

Editar no ODP pode se revelar uma experiência agradável e gratificante. Unindo-se ao ODP, você está ajudando a contruir o mais abrangente e amplamente distribuído Diretório da Web. O ODP é uma comunidade diversificada de editores, representando muitas nacionalidades, culturas e interesses. O denominador comum é o interesse em criar um imparcial e objetivo recurso para o grande público, que cubra integralmente o saber humano, em toda sua extensão e profundidade, e que seja a expressão de todos os temas e de todos os pontos de vista.

As diretrizes do Open Directory delineiam os princípios e as normas que regem o conteúdo editorial do ODP e as atividades da comunidade. Espera-se que todos os editores se guiem por essas diretrizes, e que as usem como base, tanto para a tomada de boas decisões editoriais, como para a formação de juízos de senso comum. As políticas definidas nesse documento são específicas. Muitas diretrizes, no entanto, são suficientemente generalizadas, permitindo sua aplicação ao considerar-se circunstâncias únicas e especiais. Mesmo sendo vital que você siga essas diretrizes, é igualmente importante que você não as aplique muito rigidamente: a facilidade de uso, por parte do usuário, não pode ser sacrificada em nome da pureza editorial. Use essas diretrizes, tanto quanto os fundamentos específicos de cada categoria, como base para suas decisões editoriais. Lembre-se de ter sempre em mente o usuário-final.

As diretrizes dão as bases para a edição, e não tratam de todas as nuanças, nem de pormenores particulares. Aconselha-se aos editores consultar a Zona de Recursos do Editor (em inglês), que dá orientações adicionais, exemplos, e outras dicas, conselhos e passo-a-passos. Se ainda restar dúvidas após consultar esses recursos, poste essas dúvidas em um dos fóruns de editores. Não-editores devem consultar o ODP Public Forum, onde editores estão disponíveis para responder a qualquer questão que você tenha sobre o ODP.

Descreve-se, abaixo, cada uma das seções destas diretrizes.

Seleção e Avaliação de Websites

Descrição de Websites

  • Diretrizes sobre Estilo Editorial – Explana sobre URLs, títulos e descrições, notas de editor, campo de data em formato curto, características para seleção de sites muito interessantes (sites cool).

Organização de Websites

  • Subcategorias – Explana sobre criação e nomeação, tanto de subcategorias como de subdivisões regionais.
  • Características de Categorias – Trata de barras alfabéticas, prioridade de ordenamento, @links, fundamentos de categorias, e links entre categorias.

Manutenção de links

  • Erros de Links (Robozilla) – Descreve a verificação automática de links, e sugere métodos para a correção de URLs incorretas.
  • Spamming – Apresenta os principais pontos da política sobre submissão de spams.

Informações para o Editor