In Partnership with AOL Search

DMOZ: Open Directory Project

O que é o Open Directory Project

O Open Directory Project é o mais amplo e abrangente diretório da web editado por humanos. Ele é construído e mantido por uma vasta comunidade global de editores voluntários.

A República da Web

A web cresce a uma taxa impressionante. Os serviços automáticos de busca não conseguem mais produzir resultados úteis às nossas pesquisas. As pequenas equipes editoriais dos diretórios comerciais não conseguem dar conta das submissões de sites, e a qualidade desses diretórios tem piorado. Estão a ficar cheios de links que não funcionam e não conseguem acompanhar o crescimento da internet.

Em lugar de lutar contra o explosivo crescimento da internet, o Open Directory proporciona os meios para que ela organize a si mesma. À medida que a internet cresce, também cresce o número de internautas, cada um dos quais pode organizar uma pequena parte da web, apresentando-a ao restante da população, suprimindo o material de má qualidade e inútil, e preservando somente os sites de bom conteúdo.

O Catálogo Definitivo da Web

O Open Directory segue o exemplo de alguns do mais importantes projetos de edição e contribuição do século 20. Tal como o Oxford English Dictionary tornou-se a referência entre os dicionários, pelo esforço de voluntários, o Open Directory segue o mesmo exemplo para tornar-se o catálogo definitivo da web.

O Open Directory foi fundado dentro do espírito do Open Source Movement (Movimento pelo software livre e com códigos fontes abertos), e é o único grande diretório que é totalmente livre e gratuito. Não há, nem nunca haverá, nenhum custo para a submissão de sites ao diretório, e para o uso de seus dados. Os dados do Open Directory são disponibilizados gratuitamente a qualquer um que concorde com os termos de nossa licença de uso.

O Cérebro da Internet

O Open Directory é o mais amplamente distribuído banco de dados da web com conteúdo organizado por pessoas. Seu enorme corpo editorial de internautas proporciona o cérebro coletivo atrás das buscas na web. O Open Directory é a base dos sites de buscas mais largamente usados na web, incluindo Netscape Search, AOL Search, Google, Lycos, HotBot, DirectHit, e centenas de outros.

Você Pode Fazer a Diferença

Como em toda comunidade, você colhe o que planta. O Open Directory dá oportunidade para que cada um possa contribuir.

A inscrição é fácil: escolha um tópico que você tenha algum conhecimento e afinidade. Editar uma categoria é fácil. Colocamos à sua disposição um conjunto de ferramentas para adicionar, apagar e atualizar links em segundos. Com poucos minutos de seu tempo você pode ajudar a fazer da web um lugar melhor, e ser reconhecido como um especialista na categoria que você escolheu.

Junte-se ao Open Directory Project

  1. Encontre uma categoria que você gostaria de manter.
  2. Clique no link tornar-se editor no alto da página da categoria.
  3. Observe que algumas categorias de nível superior não possuem o link tornar-se editor. Você deve, portanto, procurar uma categoria mais específica que lhe interesse para se inscrever. Depois de ter sido aceito, e após alguma experiência, você poderá se candidatar a categorias mais gerais.

Mais Informações